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terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bota Fora Amigos da Facu

Eu, a Soraya, o Pava e o Fabião somos amigos desde a faculdade... E, de tempo em tempo, a gente se encontra para falar da vida, das monografias, do trabalho... Enfim, a gente fala, come e ri demais!



Para fazer meu bota-fora, escolhemos o America, ali atrás da FENAC, perto da casa da Soraya! Como ela é a única menina do grupo, ela tem certas regalias. Além do hambúrguer, a gente atacou as sobremesas, que na minha opinião, são o forte do America.

Além disso, ganhei um boneco do Exterminador do Futuro, para fazer parte da minha coleção... Note como intimida meus macacos!



O Exterminador foi um presente que meus amigos me derem e falaram que era para eu levar comigo na viagem, assim, quando olhar o Arnold, me lembrar da nossa turma e também ficar forte nos momentos que bater aquela saudade. O Arnold vai na bagagem, mas os meus amigos vão sempre junto comigo, para qualquer lugar!

Um grande beijo para Soraya e um abração para o Pava e o Fabião!



Ps.: Notem como o cabelo do Fabião mudou com o tempo!
Ps2.: Foi o primeiro boneco oficial que eu tenho na minha coleção.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Encontro com meus amigos da Rádio

Depois de quase 4 anos, finalmente eu, a Fernanda, a Marcela e o William conseguimos nos encontrar, todos juntos, novamente!

Além de colocar a conversa em dia, foi ótimo relembrar os bons momentos que vivemos na Rádio Universitária e também falei sobre os preparativos da minha viagem.



A gente se encontrou em um barzinho ali perto da Augusta chamado "Tubaína" (tem vários tipos de refrigerecos e o ambiente é bem legal), eu e a Fernanda tomamos o famoso, doce e rosa Guaraná Jesus! (que de tanto sucesso, foi comprado pela Coca-Cola)

Como sempre, acabamos falando de mais, quase que eu perco o metro para casa e o William teve que levar a Fe para casa!



Melhor de tudo, foi sentir, que apesar dos 4 anos sem nos reunirmos todos juntos, parece que foi ontem que trabalhamos e nos divertimos na Rádio Universitária!

sábado, 17 de abril de 2010

Os 4 Ps do Programa - Análise do “Astros” como Produto

No dia 17 de Abril de 2010 foi a banca da minha pós em Produção Executiva e Gestão da TV pela FAAP. Depois de dois anos de muito estudo e de assistir muita televisão, conclui minha monografia que teve como tema a análise do programa “Astros” do SBT como um produto, a partir da teoria dos 4P’s de Kotler, pai do Marketing.

Meu projeto teve maior foco nos produtores e busca mostrar que o marketing pode ser aplicado em um programa de televisão, como também em outros produtos do meio audiovisual e de entretenimento.

Tive nota máxima na minha banca, 10! E com direito a lágrimas e tudo mais!


E como tudo começou?!

Em 2006, o SBT completou 25 anos e apostou em quatro projetos, entre eles, a versão brasileira do programa “American Idol”, que aqui se chamou “Ídolos”.

Nesse ano, eu trabalhava na Rádio Gazeta AM Universitária e era responsável por toda parte de comunicação e pelas coberturas de eventos. Junto com meu amigo e colega de trabalho na rádio, William Koike, acompanhei desde a coletiva de imprensa no lançamento do programa até a final, ao vivo. De dentro do estúdio, presenciamos quando o “Ídolos” conseguiu durante 25 minutos ficar à frente da Rede Globo.

Nessa cobertura, eu não fazia entrevistas – William era o responsável por essa tarefa.

Meu trabalho era tirar fotos para ilustrar as matérias no site da rádio. Ao mesmo tempo, prestava atenção no que estava acontecendo, nas pessoas; e como um produtor, enquanto meu colega entrevistava um, eu já estava vendo na outra ponta do estúdio quem ele poderia entrevistar e o que perguntar.

Eu estava no último ano de Publicidade e Propaganda e ao ver toda a campanha, estrutura e empenho do SBT na realização do programa, pensei que a partir dali a emissora voltaria a se firmar no 2° lugar de audiência. Conseguiria “entrar nos eixos”. Mas, em menos dois anos, quando voltei a estudar, percebi que o SBT havia se perdido.

No final de 2007, o canal deixou, definitivamente, de ocupar a vice-liderança; restringiu o contato com a imprensa, acabando com o departamento de assessoria; e, para minha surpresa, e acho que de muitos, perdeu o formato do “Ídolos” para Record.

Em 2008, estudando televisão, ouvi de meus amigos de trabalho, de faculdade, de professores, várias razões que levaram a emissora a esta situação; mas entre elas, uma me chamou a atenção: “O SBT não tem marketing”. Ao ouvir isto, pensei: “Então, o que foi aquilo que presenciei pessoalmente no ‘Ídolos’?”.

Ao invés de buscar as respostas no passado, me ative ao presente: a resposta do SBT à perda do “Ídolos” e a criação do “Astros”. Analisaria esse programa para tentar entender o que aconteceu e buscar saber realmente o que é marketing dentro de um programa e de um canal de televisão.

Ao definir o programa como meu objeto, o “Astros” foi tirado do ar e uma colega, que se tornaria uma grande amiga, me falou o que provavelmente algumas pessoas também queriam expressar: “Mas, por que o ‘Astros’? O SBT tem produtos com melhores resultados”.

A partir desse conselho, vi que teria que analisar o “Astros” como um produto, até mesmo para saber o que é um produto dentro de uma emissora. Será que um programa pode ser um produto, tal como um sabonete? E, além disso, será que ele é realmente visto e tratado como tal?

Desse modo, resolvi estruturar minha análise do “Astros” adotando a mesma teoria que fundamenta o marketing, a teoria dos 4 Ps. Porém, também busco saber o que são “bons resultados”, será que somente pontos de audiência são capazes de relevar isso?

Além disso, tenho como objetivo pessoal, saber o que é um publicitário, um profissional de marketing dentro de um programa, de uma produção... Ele também não pode ser um produtor? Essa “rixa velada” não gera prejuízos e mais preconceito sobre cada área? E, da mesma forma, não pode haver produtores-publicitários também?

Esta monografia, caro leitor, é tanto para radialistas, publicitários e, principalmente, para aqueles que gostam de televisão e da área do audiovisual e do entretenimento; por esse motivo, busquei, em alguns pontos, ser o mais didático possível.

Vocês notarão que há depoimentos de profissionais de outras emissoras, foi a forma que encontrei de não deixar que esta monografia se tornasse “chapa branca” do SBT. Assim apresento vários pontos de vista e isto gerou uma análise transparente, fez com que o método empregado não fosse só um reflexo do SBT, mas também de outros canais, como FOX, TV Cultura, Gazeta e Oi TV.

O produto está na prateleira, torcendo para você colocá-lo dentro do seu carrinho de compras!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mobilefest / TV Cultura

De 2007 a 2009, trabalhei na produção do Mobilefest – Festival Internacional de Arte e Criatividade Móvel.

Na edição de 2009, que ocorreu no MIS – Museu da Imagem e do Som de SP , além de fazer parte da produção do festival, tive a oportunidade de atuar como repórter para o “Programa Novo” da TV Cultura.

sábado, 6 de junho de 2009

Centro de Voluntariado de São Paulo

Em 2001, quando assisti a minha primeira palestra do CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo, já fiquei interessado em ser voluntário, mas além de não haver vagas, as coisas andavam muito corridas para mim... Assim, passei a participar de algumas reuniões e tal.

No ano seguinte, com o fim do grupo de trabalho voluntário que fazia parte, resolvi me engaçar no Centro de Voluntariado, nos meus 4 anos de CVSP, fui voluntário de todas as áreas, me destacando na área de comunicação e eventos.

Nas 3 edições do Jornal Faça a Diferença, ganhei um coluna, Voluntário que Faz um trabalho o que Você nunca imaginou! Foi maravilhoso, conheci muitas histórias e ONGs interessantes!

Em 2005, continuei na equipe de comunicação, mas passei a integrar o time de palestrantes e continuo até hoje!



segunda-feira, 3 de março de 2008

Logo Rede Dois de Comunicação

Em 2008, trabalhei na Rede Dois de Comunicação, agência e broker de mídia. Além de fazer as propostas comerciais, auxiliar na produção dos infocomerciais, entre outras atividades... Tive a oportunidade de ser responsável em elaborar a identidade visual da agência e do canal.

Abaixo, você confere o logo que criei e as variações: