Translate

domingo, 22 de agosto de 2010

A Reunião da Bandinha

Essa banda toca há muito tempo, meu último bota-fora foi com meus amigos de infância, aqueles que me acompanham desde o jardim... Em algumas fotos, vocês iram notar que o espírito de infância continua!



Lá estava eu, o Pedro, o Marcos, o Rudolf (que viaja para os EUA no dia 15 de Setembro), o Regis e a Aline (finalmente, decorei o nome dela). O Sílvio (ou Bruno) e a Luzia não estão nas fotos, mas passaram para dar um alô.



A gente foi na Pizza Hut, aproveitar os descontos da carteirinha internacional de estudante e depois fizemos algumas posses nas pinturas (de gosto duvidoso) que tem no escritório do pai do Pedro. Foi muito divertido!

Sabe, é bom ter amigos que nos acompanham há tanto tempo e que já passaram junto com a gente por vários tipos de situação, e é melhor ainda, saber que independente da distância, continuaremos assim!

Grande abraço para todos! E até mais!

sábado, 21 de agosto de 2010

Encontro com minhas amigas da São Judas

Não podia deixar de encontrar com as minhas queridas amigas da São Judas, a Na e a Pam. A gente só estudou durante um ano (2003), mas nunca perdemos o contato.



Nós escolhemos o Outback, dica do Marcelo (namorado da Pam)... Durante a semana, das 18h às 20h, tem uns preços especiais! Gastamos no máximo R$25,00 cada! Fomos atendidos por uma garçonete “bem humorada” (ironia), mas que no final acabou dando uma sobremesa de graça para gente!

Sabe, já fazia um tempo que não encontrava a Pamela e a Natalia, mas foi muito bom... A gente ficou batendo papo das 06h até as 10h30!

Além de ter matado a saudade, foi muito importante esse encontro porque provou que para grandes amizades o tempo não é problema, fazia quase 6 meses que não via pessoalmente a Pam e Na, mas quando a gente se viu parecia que tinha sido ontem!

Agora, o próximo encontro vai ser via Skype e também por e-mail!

Grande beijo!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Um BestAlmoço

Nesses quase dois anos de BestShop, nossa, quantos bota-foras a gente organizou!

Como sabem, o empurrão para eu fazer o meu intercambio veio quando no mês de março fomos informados que seriamos demitidos até junho, porque o projeto seria encerrado. Pois bem, o Best acabou ficando no ar até este mês e eu acabei saindo no mês passado para me preparar para a viagem!

Abaixo, as fotos do meu Bota-Fora de despedida do Best, com a Lio, a Camila, a Carlinha, o Rogério...



A gente organizou um churrasco de despedida do Best, só do Best, e estiveram presentes a Leandra, o Sandro, a Camila, o Elvis, a Sandy (que eu conheci na barriga da Camila), a Maria Helena, o Brito, o Fabinho, a Hellen e a Angela (foi uma participação virtual, já que ela está na Holanda).

Nossa, foi um churrasco singular, um esquece o carvão, eu desenvolvi a habilidade de amolar facas, a Hellen mostrou que já tá pronta pra casar, o Fabinho acendeu o fogo e salvou os cortes de carne, o Elvis foi o churrasqueiro oficial... Foi muito divertido!



Mas, como o nosso forte sempre foi fazer festinha, não podia deixar de compartilhar a ansiedade e a felicidade de estar realizando este meu sonho com amigos tão especiais como estes que eu fiz.

Então, resolvi marcar um almoço no Eugênio, um dos lugares onde a gente sempre gostou muito de almoçar, tanto que os garçons nós conhecem pelo nome!
Lá estavam a Hellen (minha dupla e grande amiga), a Déia (e a Gabi que nasce no final do ano), a Maria Helena (minha parceira na “super sinceridade”), o Fabinho (sempre presente e que me salvou de novo, já que esqueci a minha câmera e foi ele que tirou as fotos) e a Regiane (minha amigona e com a qual vive muitas situações engraçadas e desafiadoras nos merchans). Estavam presentes em espirito o Ale e o Rogério, que não puderam ir pois tiveram que ficar nas ilhas de edição!

Todas as pessoas aqui citadas, estas sim, fizeram jus ao nome do projeto, BEST! Grande abraço e grande beijo para todos!



Ps.: A Hellen não chorou!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Encontro com os meus amigos da Pós

É muito complicado conseguir reunir todo mundo, a única vez que quase atingimos essa proeza foi no nosso churrasco de final de ano... Só não atingimos o objetivo, porque o Pedro não pode ir.



Em contra partida, acho que, em média, 3 vezes por mês eu encontra a Elaine, o Márcio, a Thaizinha e a Thaís... Já a galera, é num intervalo de 3, 4 meses.



Nesse encontro, que foi no Eugênio, barzinho ali na Paulista, só puderam ir o Edu, a Ju, o Thiago (namorado da Ju), a Elaine, o Márcio e a Thaizinha. Mas, recebi e-mails muito bacanas da Aninha, do Pedro; a Thais, o Fábio e o Mauro me ligaram enquanto estava no barzinho... Sabe, já é uma correria no dia-a-dia, mas em época de eleição, as coisas ficam ainda mais corridas para todo mundo que trabalha com TV.

Então, apesar da Ana, da Thais, do Pedro, do Fábio e do Mauro não estarem ali, eles estavam presentes!

O único detalhe, é que na afobação, levei minha máquina e esqueci de carregar a bateria, assim, tive que recorrer a câmera do meu celular e depois aprender a como passar as fotos para o meu PC! Só assim mesmo, eu aprendi... Quem me conhece, sabe, que não sou muito fã de celular!

Sentirei saudades das conversas, das fofocas sobre os bastidores e das muitas risadas! Mas, ao final de casa encontro, a gente fala a mesma coisa, é assim, quero encerrar o post... Vamos manter contato, viu... Só que agora, via Skype, MSN e pode deixar, que não deixarei de mandar os e-mails!

Beijos e Abraços para todos!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bota Fora Amigos da Facu

Eu, a Soraya, o Pava e o Fabião somos amigos desde a faculdade... E, de tempo em tempo, a gente se encontra para falar da vida, das monografias, do trabalho... Enfim, a gente fala, come e ri demais!



Para fazer meu bota-fora, escolhemos o America, ali atrás da FENAC, perto da casa da Soraya! Como ela é a única menina do grupo, ela tem certas regalias. Além do hambúrguer, a gente atacou as sobremesas, que na minha opinião, são o forte do America.

Além disso, ganhei um boneco do Exterminador do Futuro, para fazer parte da minha coleção... Note como intimida meus macacos!



O Exterminador foi um presente que meus amigos me derem e falaram que era para eu levar comigo na viagem, assim, quando olhar o Arnold, me lembrar da nossa turma e também ficar forte nos momentos que bater aquela saudade. O Arnold vai na bagagem, mas os meus amigos vão sempre junto comigo, para qualquer lugar!

Um grande beijo para Soraya e um abração para o Pava e o Fabião!



Ps.: Notem como o cabelo do Fabião mudou com o tempo!
Ps2.: Foi o primeiro boneco oficial que eu tenho na minha coleção.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Encontro com meus amigos da Rádio

Depois de quase 4 anos, finalmente eu, a Fernanda, a Marcela e o William conseguimos nos encontrar, todos juntos, novamente!

Além de colocar a conversa em dia, foi ótimo relembrar os bons momentos que vivemos na Rádio Universitária e também falei sobre os preparativos da minha viagem.



A gente se encontrou em um barzinho ali perto da Augusta chamado "Tubaína" (tem vários tipos de refrigerecos e o ambiente é bem legal), eu e a Fernanda tomamos o famoso, doce e rosa Guaraná Jesus! (que de tanto sucesso, foi comprado pela Coca-Cola)

Como sempre, acabamos falando de mais, quase que eu perco o metro para casa e o William teve que levar a Fe para casa!



Melhor de tudo, foi sentir, que apesar dos 4 anos sem nos reunirmos todos juntos, parece que foi ontem que trabalhamos e nos divertimos na Rádio Universitária!

sábado, 17 de abril de 2010

Os 4 Ps do Programa - Análise do “Astros” como Produto

No dia 17 de Abril de 2010 foi a banca da minha pós em Produção Executiva e Gestão da TV pela FAAP. Depois de dois anos de muito estudo e de assistir muita televisão, conclui minha monografia que teve como tema a análise do programa “Astros” do SBT como um produto, a partir da teoria dos 4P’s de Kotler, pai do Marketing.

Meu projeto teve maior foco nos produtores e busca mostrar que o marketing pode ser aplicado em um programa de televisão, como também em outros produtos do meio audiovisual e de entretenimento.

Tive nota máxima na minha banca, 10! E com direito a lágrimas e tudo mais!


E como tudo começou?!

Em 2006, o SBT completou 25 anos e apostou em quatro projetos, entre eles, a versão brasileira do programa “American Idol”, que aqui se chamou “Ídolos”.

Nesse ano, eu trabalhava na Rádio Gazeta AM Universitária e era responsável por toda parte de comunicação e pelas coberturas de eventos. Junto com meu amigo e colega de trabalho na rádio, William Koike, acompanhei desde a coletiva de imprensa no lançamento do programa até a final, ao vivo. De dentro do estúdio, presenciamos quando o “Ídolos” conseguiu durante 25 minutos ficar à frente da Rede Globo.

Nessa cobertura, eu não fazia entrevistas – William era o responsável por essa tarefa.

Meu trabalho era tirar fotos para ilustrar as matérias no site da rádio. Ao mesmo tempo, prestava atenção no que estava acontecendo, nas pessoas; e como um produtor, enquanto meu colega entrevistava um, eu já estava vendo na outra ponta do estúdio quem ele poderia entrevistar e o que perguntar.

Eu estava no último ano de Publicidade e Propaganda e ao ver toda a campanha, estrutura e empenho do SBT na realização do programa, pensei que a partir dali a emissora voltaria a se firmar no 2° lugar de audiência. Conseguiria “entrar nos eixos”. Mas, em menos dois anos, quando voltei a estudar, percebi que o SBT havia se perdido.

No final de 2007, o canal deixou, definitivamente, de ocupar a vice-liderança; restringiu o contato com a imprensa, acabando com o departamento de assessoria; e, para minha surpresa, e acho que de muitos, perdeu o formato do “Ídolos” para Record.

Em 2008, estudando televisão, ouvi de meus amigos de trabalho, de faculdade, de professores, várias razões que levaram a emissora a esta situação; mas entre elas, uma me chamou a atenção: “O SBT não tem marketing”. Ao ouvir isto, pensei: “Então, o que foi aquilo que presenciei pessoalmente no ‘Ídolos’?”.

Ao invés de buscar as respostas no passado, me ative ao presente: a resposta do SBT à perda do “Ídolos” e a criação do “Astros”. Analisaria esse programa para tentar entender o que aconteceu e buscar saber realmente o que é marketing dentro de um programa e de um canal de televisão.

Ao definir o programa como meu objeto, o “Astros” foi tirado do ar e uma colega, que se tornaria uma grande amiga, me falou o que provavelmente algumas pessoas também queriam expressar: “Mas, por que o ‘Astros’? O SBT tem produtos com melhores resultados”.

A partir desse conselho, vi que teria que analisar o “Astros” como um produto, até mesmo para saber o que é um produto dentro de uma emissora. Será que um programa pode ser um produto, tal como um sabonete? E, além disso, será que ele é realmente visto e tratado como tal?

Desse modo, resolvi estruturar minha análise do “Astros” adotando a mesma teoria que fundamenta o marketing, a teoria dos 4 Ps. Porém, também busco saber o que são “bons resultados”, será que somente pontos de audiência são capazes de relevar isso?

Além disso, tenho como objetivo pessoal, saber o que é um publicitário, um profissional de marketing dentro de um programa, de uma produção... Ele também não pode ser um produtor? Essa “rixa velada” não gera prejuízos e mais preconceito sobre cada área? E, da mesma forma, não pode haver produtores-publicitários também?

Esta monografia, caro leitor, é tanto para radialistas, publicitários e, principalmente, para aqueles que gostam de televisão e da área do audiovisual e do entretenimento; por esse motivo, busquei, em alguns pontos, ser o mais didático possível.

Vocês notarão que há depoimentos de profissionais de outras emissoras, foi a forma que encontrei de não deixar que esta monografia se tornasse “chapa branca” do SBT. Assim apresento vários pontos de vista e isto gerou uma análise transparente, fez com que o método empregado não fosse só um reflexo do SBT, mas também de outros canais, como FOX, TV Cultura, Gazeta e Oi TV.

O produto está na prateleira, torcendo para você colocá-lo dentro do seu carrinho de compras!